• Instagram Hélio Couto
  • Facebook Hélio Couto
  • Hélio Couto

Hélio Couto - Mitologia Analítica - Todos os direitos reservados

Pat logo4.png
Tags
Destaque

Relacionamento com o Homem regido pelo arquétipo de Poseidon

16.04.2019

 

 Poseidon na Grécia, Netuno para os romanos. O deus dos mares. Um deus poderoso, seu símbolo de poder é o tridente. Poseidon significa marido da terra, é relacionado aos terremotos e maremotos, literalmente, aquele que sacode a terra. Seus animais simbólicos são principalmente touros e cavalos.
 

Assim como a fúria do mar, esta é a personalidade típica de Poseidon, ele é destrutivo, vingativo, violento e mal- humorado. 

 

Poseidon foi casado com Anfitrite, ele a violentou.  Assim como Zeus não era fiel a Hera, Poseidon também tem  essa característica, não era fiel a Anfitrite. Esta, por sua vez, também tinha muito ciúme de Poseidon, e se vingava

das mulheres que se aproximavam dele. 

 

    A Medusa teve  o castigo de  ser transformada na mulher repulsiva que tinha as serpentes no lugar dos cabelos, porque  Poseidon teve  relações com ela  dentro do Templo  de Atena,  e por isso,  Atena  aplicou-lhe esse terrível

castigo, quem cruzasse seu olhar com ela, era transformado em pedra.

 

     Deméter é uma  das deusas que  também foi violentada por Poseidon,  para fugir dele,  ela se transformou em uma égua, Poseidon, por sua vez, se metamorfoseou em cavalo, e a possuiu.

 

Em seu casamento com Anfitrite,  Poseidon teve três filhos, um menino e duas meninas, além de outros vários filhos com outras mulheres; muitos deles eram monstros marinhos.

 

Poseidon é um pai profundamente leal, protege seus filhos sob quaisquer circunstâncias. Quem fizer algum mal a qualquer filho seu, sentirá o tremor de sua fúria.

 

 O aspecto positivo deste deus, é que ele também pode ser pacífico e compassivo.

 

É aquele que  quando faz tremer nossas bases emocionais,  pode nos presentear com lindas ilhas que emergem do fundo do oceano após um tremor de terra.

 

 Pode nos conceder o dom de sabermos acalmar nossas tempestades.

 

O tridente como  símbolo de Poseidon  representa o falo  triplo, é homem capaz  de se relacionar com a mulher amada  independentemente de sua idade,  ele se relaciona  bem com a jovem,  assim como com a mulher madura e também com mulheres mais velhas, não importando também a idade que ele tenha no momento dessa relação.

 

O tridente é a representação de sua fertilidade e sexualidade.

 

Poseidon pode ser parceiro da mulher por toda a vida, amando a "virgem" a quem se uniu, continuando a amá-la em sua fase madura, amor que se perpetua durante o envelhecimento.

 

Homens e também mulheres regidos por este arquétipo são intensos emocionalmente, têm dificuldade em ouvir não e fazem de tudo para prevalecer sua vontade. Têm intenso apetite sexual, o coração e o cérebro vêm depois.

 

Tanto Zeus como Poseidon são detentores de poder,  têm muitas mulheres  e muitos filhos. 

 

Porém, são também homens voltados ao casamento, pois o próprio casamento em si também confere poder, ser poderoso em seu próprio reino doméstico.

 

Quando o homem Poseidon não tem grande evolução pessoal,  descontará na companheira sua raiva,  mágoas e ressentimentos.  Pode ser considerado um dos piores casamentos, principalmente quando se torna alcoólatra e/ou

dependente de substâncias químicas,  o que é  bastante comum em  homens que vivenciam este arquétipo como o mais ativado em sua vida.

 

No momento que  o equilíbrio começa  a fazer parte de sua vida, começa a se tornar mais empático.  Ele passa a expressar suas emoções de maneira menos passional,  afinal,  para aprender o talento de se emocionar e sentir a si 

e ao outro, são necessários acolhimento e oportunidade.

 

Trata-se de uma personalidade profundamente emocional,  com ele, não há monotonia, tudo é sentido de forma intensa,  o problema está  em ser tomado  ou mesmo "possuído" pelas emoções,  e aí,  até que a tempestade passe,

ele agirá de maneira irracional, dando vazão à raiva que sente no momento.

     

Assim sendo,  quando ama,  é absolutamente profundo  em seu amor. 

 

Havendo outros arquétipos  regendo essa personalidade conjuntamente, podemos ter uma combinação bastante interessante para vivenciar, sempre mantendo a essência da profundidade de emoções e sentimentos.

 

Silvia Marto

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Instagram Hélio Couto
  • Facebook Hélio Couto
  • Hélio Couto

December 10, 2018

August 28, 2018

February 28, 2018

Please reload

Postagens