• Instagram Hélio Couto
  • Facebook Hélio Couto
  • Hélio Couto

Hélio Couto - Mitologia Analítica - Todos os direitos reservados

Pat logo4.png
Tags
Destaque

Osíris- o deus da renovação

24.08.2017

 

Salve Osíris

 

"...pedimos a ti que auxilie nossos amados que já atravessaram o portal

da morte, os guiando para a reencarnação e que também nos guarneça

quando passarmos pelo portal nos guiando também para a nova vida..."

 

Osíris descende de Rá, o deus da criação, seus pais são Geb e Nut, é marido e irmão de Ísis.  Ele foi o primeiro faraó do Egito. Seu irmão Seth o invejava profundamente e o assassinou. Daí em diante, Osíris torna-se o deus supremo e juiz do mundo dos mortos.

 

Seth reina como o deus do deserto, enquanto Osíris representa o renascimento da terra após a inundação do Nilo, pois ele morre na estação mais seca e renasce durante as enchentes do Nilo.

 

Osíris  é o deus  que representa a renovação.  Ele ensinou aos homens a agricultura, criou um código de leis e ensinou aos homens a adorarem seus deuses.

 

Seth fez com que Osíris se trancasse em uma arca e o lançou no Rio Nilo, porém Ísis, que era uma  sábia feiticeira  e amava profundamente Osíris, o traz de volta do mundo dos  mortos.  Seth ao  descobrir  a ressurreição, encontra  Osíris e corta  seu corpo  em pedaços e os espalha por todo o Egito. 

 

Ísis novamente recompõe seu corpo e os dois geram Hórus.

 

Hórus vinga  a morte de  Osíris e passa a governar o Egito,  e envia  Seth ao deserto. 

 

Osíris  não pode mais viver entre  os homens na terra  e passa a governar o "Mundo Inferior".

 

Sendo Osíris  a representação do deus do mundo dos mortos,  e ao mesmo tempo o deus  da  renovação,  temos aqui  um deus responsável  por cada renovação  que pode ocorrer após cada morte, seja essa morte física ou não.

 

Ele nos dá  a força  de ressuscitarmos em nós o poder da nova vida, seja essa nova vida ainda aqui na terra, ou no novo mundo onde ressuscitamos como seres espirituais que somos.

 

Este mito  mostra como  sempre temos  por perto o lado sombrio de nós mesmos e dos que nos cercam, representado por Seth, e não importa quantas vezes essa sombra nos derrube, sempre podemos nos reerguer. Mas temos que lembrar que tudo isso foi possível graças  ao grande  e verdadeiro amor de Ísis que traz seu amado de volta para que ele possa continuar sua grande missão de renovação e esperança.

 

O AMOR tem o PODER.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Instagram Hélio Couto
  • Facebook Hélio Couto
  • Hélio Couto

December 10, 2018

August 28, 2018

February 28, 2018

Please reload

Postagens